Notícias
IFPI apresenta projeto de criação de galinha canela preta a prefeitos do Piauí
A equipe do projeto "Difusão da Galinha Raça Canela e fortalecimento da agricultura familiar no Piauí” apresentaram nesta quinta-feira, 21, o projeto a prefeitos das cidades de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, União, Miguel Alves, Altos, Pau d’arco, Boa Hora e Teresina, no auditório da reitoria do IFPI.
O projeto será desenvolvido através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e tem como objetivo promover a criação e o manejo da galinha caipira da raça Canela-Preta em comunidades e assentamentos rurais. A iniciativa atenderá 500 agricultores familiares cadastrados no CadÚnico, proporcionando meios para a geração de renda e oportunidades de trabalho por meio da avicultura caipira.
De acordo com a coordenadora geral do projeto, Dayseanny Oliveira, a proposta irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades sociais, segurança alimentar e, de forma indireta, para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) das localidades beneficiadas.
O projeto está dividido em quatro etapas: qualificação dos produtores rurais, instalação dos produção de galinhas, assistência técnica rural, construção do polo produtivo de beneficiamento e comercialização das aves abatidas e laboratório de pesquisa no campus José de Freitas do IFPI.
Para o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o projeto representa o compromisso do IFPI em unir ensino, pesquisa e extensão em favor do desenvolvimento social e econômico do Piauí. “Ao fortalecer a agricultura familiar por meio da avicultura caipira, estamos promovendo não apenas geração de renda, mas também segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias. Essa é a missão do nosso Instituto: transformar a realidade das comunidades em que estamos inseridos, levando conhecimento, inovação e oportunidades para todo o estado", disse.
A equipe do projeto é composta pelos professores Dayseanny Oliveira, José dos Santos Moura, Daniel Albuquerque e Felipe Cardoso.