Notícias
Comunidade rural recebe Sistema de Energia Solar para bombeamento de água
No último sábado, 11, a comunidade rural Sobradinho, localizada a 8km de José de Freitas, recebeu do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Energia solar para o bombeamento de água do poço tubular. O projeto é coordenado pelo professor Marcos Lira, lotado no departamento de Engenharia elétrica da UFPI.
Segundo Marcos Lira, o projeto iniciou em 2018 a partir dos anseios do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES) em querer levar à comunidade rurais do Piauí tecnologias de convivência com o semiárido de forma sustentável. O objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais de forma sustentável, uma vez que a água bombeada através da energia solar pode ser usada na Agricultura Familiar. O projeto também tem um caráter educativo, já que uma vez instalado o sistema, a comunidade beneficiada recebe capacitação a fim de que se apropriem dessa tecnologia.
Segundo Francisco Saraiva, de 77 anos e morador da comunidade Sobradinho, foi emocionante ver a água jorrando e agora, por meio de Energia solar ele poderá produzir o milho, feijão, hortaliças, macaxeira, banana e batata.
O IFPI atua como parceiro na implantação do projeto na comunidade, e na capacitação dos agricultores sobre Educação Ambiental.
O projeto tem ainda como instituições parceiras: o Instituto de Assistencia Técnica e Extensão Rural (EMATER) , Instituto Piauí Solar, Secretaria de agricultura dos municípios e sindicatos dos trabalhadores rurais.