Notícias
Campus José de Freitas promove ações de inclusão e cidadania
O Campus José de Freitas realizou, nos dias 3 e 4 de dezembro, uma programação especial dedicada à promoção de um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e comprometido com a cidadania. As atividades foram conduzidas pelo professor Francisco Denílson Santos de Lima, do Campus Pedro II, convidado para dialogar com estudantes de todas as modalidades de ensino.
Durante a programação, o docente desenvolveu um conjunto de ações formativas, incluindo ciclo de palestras, café e mural da empatia, além de sessão de cinema. As atividades integraram o projeto de ensino coordenado pela professora Irlana Sousa.
O tema central abordado foi “A escola como espaço de esperança e inclusão para o exercício da cidadania”, com ênfase em discussões sobre diversidade sexual, acolhimento e respeito às diferenças. De forma sensível e embasada, o professor Francisco Denílson destacou o papel da escola na construção de uma cultura de paz e de convivência solidária.
Para a professora Irlana, as ações proporcionaram um ambiente fértil de reflexão e participação ativa dos estudantes. “As palestras, os vídeos, as discussões e as dinâmicas contribuíram significativamente para a formação pessoal e cidadã de nossos discentes, incentivando-os a reconhecer a escola como um espaço de diversidade, respeito e convivência solidária — jamais de julgamentos ou preconceitos”, ressaltou.
“Um dos eixos de maior impacto foi à abordagem sobre diversidade sexual e de gênero. As discussões reforçaram que trabalhar educação sexual no contexto escolar, embora desafiador é essencial para combater preconceitos, promover o diálogo e fortalecer vínculos de pertencimento entre os estudantes”, disse o diretor-geral, Ewerton Gasparetto, que destacou ainda a importância de promover o respeito e a inclusão para a formação ética e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, empática e acolhedora.

