Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Campus José de Freitas participa de desfile de 7 de setembro

Notícias

Campus José de Freitas participa de desfile de 7 de setembro

publicado: 09/09/2024 13h18 última modificação: 09/09/2024 13h18

Neste sábado, 7 de Setembro, os alunos e servidores do Campus José de Freitas participaram do desfile cívico do Dia da Independência, que este ano teve como tema “Brasil Plural: o jeito de ser brasileiro”, com o objetivo de destacar a diversidade cultural brasileira, manifestada na história e nas tradições de cada estado.

Por sorteio, o campus José de Freitas ficou com o Mato Grosso do Su, e  a equipe docente, coordenada pelo professor Thiago Brito e pela servidora Márcia Santos, realizou uma extensa pesquisa sobre a história e cultura do estado. O resultado foi levado para a avenida com o tema: Uma viagem ao Mato Grosso do Sul, que apresentou aspectos da formação histórica do estado como a expressiva presença indígena; de suas tradições culturais como a bebida tereré, a dança siriri e as cavalgadas; e de sua natureza e economia, quando trouxe imagens para estimular a reflexão sobre a urgente necessidade de preservar nosso Pantanal, ameaçado de extinção por conta das queimadas e  das mudanças climáticas.

“No início, nós não sabíamos praticamente nada sobre o Mato do Grosso do Sul, e foi estimulante conhecer sua cultura tão rica e diversificada. Deu bastante trabalho confeccionar toda a caracterização dos alunos para passar uma mensagem efetiva ao público, mas no final deu tudo certo e estamos muito orgulhosos da participação e de toda reflexão vivenciada pelos nossos alunos”, comentou a servidora Márcia Santos.

“Em nossa escola o desfile de 7 de Setembro sempre é muito mais que um ato cívico. É uma oportunidade pedagógica de refletir sobre as questões do nosso país, e tanto a equipe docente quanto nossos alunos estão de parabéns pela beleza e profundidade da reflexão que trouxeram para a  avenida”, avaliou o diretor geral do Campus, José dos Santos de Moura.