Notícias
Campus Floriano tem primeira defesa de mestrado em Engenharia de Materiais fora de Teresina
O Campus Floriano realizou, na última sexta-feira (23), a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais (PPGEM) fora da capital, Teresina.
O trabalho defendido pelo mestrando Francisco Arlon de Oliveira Chaves, intitulado “Estudo da Viabilidade do Uso do Massará Lavado em Substituição à Areia na Confecção de Concreto na Região de Teresina-PI”, foi apresentado em formato híbrido, permitindo a participação presencial e remota de diversos públicos.
A banca avaliadora foi composta pelo orientador Dr. Roberto Arruda Lima Soares, o avaliador interno Dr. Kelson Silva de Almeida e o avaliador externo Dr. Guilherme Luiz de Oliveira Neto, todos vinculados ao IFPI.
O evento contou com a presença de alunos do curso de Engenharia Civil do Campus Floriano, alunos do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), professores de diversas áreas e membros da comunidade, demonstrando o envolvimento coletivo com o avanço da pesquisa e da inovação tecnológica na região.
A pesquisa analisou a viabilidade técnica e econômica do uso do massará lavado, um material abundante na região, como alternativa sustentável à areia na produção de concreto. Os resultados indicam que o material pode ser uma solução promissora, especialmente para obras locais, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de impactos ambientais.
“A realização desta defesa em Floriano reflete o movimento do IFPI em direção à interiorização da pós-graduação stricto sensu, e está inserida em um esforço institucional para a criação de um polo do PPGEM no Campus Floriano. A proposta visa atender à crescente demanda por formação em nível de mestrado na região centro-sul do estado, consolidando o campus como referência em pesquisa e formação avançada”, explicou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e inovação, José Luís de Oliveira e Silva.
“O Campus Floriano reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a educação pública de qualidade, voltada para a realidade local e comprometida com o desenvolvimento sustentável do território piauiense”, disse Edenise Alves Pereira, Diretora Geral do campus.