Notícias
Campus Floriano produz máscaras face shields utilizando impressoras 3D
O Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí está produzindo dois modelos de máscaras face shields utilizando impressoras 3 para serem doadas ao hospital da cidade.
O trabalho está sendo realizado sob orientação da médica pneumologista Sérgia Beatriz, coordenação da professora Laís Félix e apoio de 6 servidores e um aluno do campus.
A produção conta ainda com a parceria de acadêmicos em Medicina do grupo voluntário faceshields.floriano, que também está produzindo face shields para doar aos hospitais e fez a doação das folhas de acetato utilizadas como viseiras.
A meta é produzir 75 máscaras para equipe do Hospital Regional Tibério Nunes, para proteger os profissionais da saúde da cidade, que necessitam de EPI para atuar com segurança nas ações de combate a pandemia provocada pela Covid-19.
O grupo está usando dois modelos, um criado pelos makers Hernandes e Ramon, que já estão com projeto de doação para os hospitais de Teresina e cidades vizinhas, e o outro disponibilizado por uma empresa da Suécia.
A professora Laís Félix destaca que o Equipamento de Proteção Individual (EPI), pode ser usado pelos profissionais de saúde como complemento das máscaras do tipo N95, protegendo a região dos olhos e, assim, diminuindo o risco de contágio.
“A face shields tem um custo baixo e possui grandes vantagens porque consiste numa proteção mecânica para procedimentos invasivos e aumenta a vida útil da máscara N95 que seria descartável para cada procedimento”, destaca.
Laís acrescenta que o intuito é utilizar as tecnologias para ajudar nesse momento, já que os hospitais não possuem EPI's suficientes para atender essa demanda que o Brasil está vivendo, principalmente em cidades remotas.
Link com modelos que podem ser fabricados para quem possui impressora