Você está aqui: Página Inicial > Floriano > Notícias > Campus Floriano concorre ao Prêmio ANA com projeto de uso racional da água

Notícias

Campus Floriano concorre ao Prêmio ANA com projeto de uso racional da água

publicado: 22/03/2021 09h01 última modificação: 22/03/2021 09h01
Projeto do Campus Floriano do IFPI está entre os 24 finalistas de todo o Brasil que mais se destacaram

Projeto do Campus Floriano do IFPI está entre os 24 finalistas de todo o Brasil que mais se destacaram

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir das 14h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciará os trabalhos vencedores do Prêmio ANA 2020. A cerimônia de anúncio dos vencedores – com os protocolos sanitários em função da pandemia – será transmitida pelo canal da instituição no YouTube e integra a programação do Seminário Águas Brasileiras.

O Prêmio ANA reconhece trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O Piauí concorre ao inédito Troféu Prêmio ANA na categoria Educação com o trabalho Aproveitamento da Água dos Ares-condicionados de uma Instituição Pública de Ensino Técnico e Superior. A ação é realizada pelo Campus Floriano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e está entre as 24 finalistas de todo o Brasil que mais se destacaram.

Nesta edição do Prêmio ANA, são oito categorias: Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Entre os 24 finalistas, há representantes de todas as regiões do Brasil.

Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA por correio. Os ganhadores também poderão utilizar pela primeira vez o Selo Prêmio ANA: Vencedor, que atesta a qualidade do trabalho premiado, enquanto os outros dois finalistas de cada categoria (16 projetos) terão o direito de usar o Selo Prêmio ANA: Finalista também para demonstrarem o reconhecimento da premiação às boas práticas que chegaram à fase final.

Entre 22 e 25 de fevereiro, aconteceu a Semana de Apresentações dos Finalistas do Prêmio ANA 2020, quando os 24 projetos finalistas do Prêmio puderam dar mais visibilidade para seus trabalhos para que eles possam ser replicados pelo Brasil – sentido maior que move a premiação. As apresentações foram realizadas em lives, transmissões ao vivo, pelo canal da ANA no YouTube.

Recorde de inscrições

O Prêmio ANA 2020 já fez história com o recorde de 695 inscrições de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, mesmo num contexto de pandemia. O total supera a marca anterior registrada no Prêmio ANA 2017, quando 607 boas práticas participaram. Nesta edição histórica da premiação, que encerra a celebração dos 20 anos da Agência, a categoria com maior número de iniciativas inscritas foi Pesquisa e Inovação Tecnológica: 157 no total.

Coube à Comissão Julgadora, presidida pelo diretor da ANA, Oscar Cordeiro Netto, definir os três finalistas de cada categoria, com base nos seguintes critérios: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. Para a categoria Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País.

Conheça todos os finalistas da premiação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ANA, com adaptações