Notícias
Aluna do campus Floriano recebe o Prêmio MEC da Educação Brasileira
A aluna Eduarda Ferreira Almeida do Nascimento, ex-aluna do Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente e atualmente aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Floriano, participou nesta segunda-feira(11), em Brasilia-DF, da cerimônia do Prêmio MEC da Educação Brasileira, onde foi reconhecida como destaque nacional pelo seu desempenho na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2024.
Estudantes de 10 Institutos Federais no Brasil foram premiados na categoria Enem - pela obtenção da maior nota na redação do Enem na rede pública de ensino. O prêmio, Instituído pelo MEC, através do DECRETO Nº 12.521, DE 23 DE JUNHO DE 2025, reconhece e valoriza diversos atores escolares e incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas destinadas a melhoria da qualidade da aprendizagem na Educação Básica.
A aluna Eduarda Ferreira e a professora de Língua Portuguesa Taianni Fernandes participaram da Cerimônia de premiação no Palácio do Planalto com a presença do Ministro de educação Camilo Santana e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, fala que o reconhecimento nacional conquistado por Eduarda é o resultado da missão do IFPI em oferecer educação pública de excelências. "O resultado de Eduarda nos enche de orgulho e reforça a missão do IFPI de oferecer uma educação pública de excelência, capaz de transformar vidas e abrir caminhos. Este prêmio é fruto do talento, do empenho e da dedicação da estudante, mas também do trabalho comprometido de nossos professores e servidores. Ele demonstra que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar resultados extraordinários quando há determinação e oportunidades. Eduarda representa a força da juventude piauiense e o compromisso do IFPI com a formação integral de nossos alunos", disse.
O ministro Camilo Santana destacou a importância da educação para transformar a vida das pessoas e oferecer oportunidades para todos. “O prêmio é uma forma de mobilizar toda a comunidade educacional deste país e reconhecer redes e escolas públicas em contexto de alta vulnerabilidade, contribuindo para a redução de desigualdades raciais no acesso e na permanência escolar. É aquele tripé: garantir acesso a todos, garantir qualidade da aprendizagem e assegurar isso com equidade e inclusão, sem deixar ninguém para trás, em todas as regiões brasileiras”, disse.
o presidente Lula ressaltou a importância do prêmio como forma de reconhecimento para a trajetória pessoal dos premiados. “A partir de agora, esse prêmio vai fazer parte da nossa vida. Vocês vão poder colocar no currículo de vocês — alunos, prefeitos, professores e diretores de escola — que ganharam o Prêmio do MEC, porque a escola de vocês foi melhor nisso, o estado foi melhor naquilo. Isso é um motivo de orgulho”, pontuou o presidente Lula. “Com esse prêmio, tive a sensação de que estava entregando o ‘Oscar’ para vocês. O ‘Oscar’ da Resiliência. O ‘Oscar’ de pessoas que acreditam que não tem nada impossível quando a gente tem vontade. O que vocês não podem é desanimar ou desistir”, completou.