Você está aqui: Página Inicial > Dirceu Arcoverde > Notícias > Professora do Dirceu publica dossiê temático sobre alfabetização

Notícias

Professora do Dirceu publica dossiê temático sobre alfabetização

publicado: 24/04/2025 13h17 última modificação: 24/04/2025 13h17

A professora Raimunda Gomes de Carvalho Belini, do campus Dirceu Arcoverde, publicou o dossiê temático “Leitura e escrita: interações no processo de alfabetização e letramento”, na Revista Humanidades & Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Reconhecida nacionalmente pela difusão de estudos e pesquisas nas áreas de linguagem, processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e inovação, a revista apresenta nesta edição um conjunto de artigos que exploram os desafios e as possibilidades contemporâneas da alfabetização e do letramento, em diálogo com os contextos reais da prática docente.

Organizado pela professora Raimunda em parceria com as professoras Célia Zeri Oliveira, Universidade Federal do Pará – UFPA, e Anabela Simões, Universidade de Aveiro – Portugal, o dossiê reúne contribuições que aliam fundamentação teórica consistente a propostas pedagógicas críticas, inovadoras e contextualizadas. Os textos apresentados se destacam por articular o saber acadêmico à vivência em sala de aula, promovendo um diálogo importante entre teoria e prática no campo da educação linguística.

Ao abordar temáticas fundamentais para a formação leitora em diferentes etapas da vida escolar, o dossiê reafirma o compromisso com uma educação democrática, inclusiva e transformadora, reconhecendo a diversidade e o potencial emancipador da linguagem como pilares para a construção de uma sociedade mais justa.

A professora Raimunda Carvalho publicou ainda o artigo “Do silêncio às palavras: a trajetória da alfabetização de pessoas idosas no Piauí”, onde defende investimentos contínuos em pesquisas voltadas à realidade local, bem como políticas públicas efetivas que valorizem a educação na terceira idade como instrumento de dignidade, empoderamento e cidadania.

Acesse o dossiê completo.