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Dirceu promove júri simulado com alunos do curso técnico em Administração

a proposta objetivou fomentar o protagonismo dos alunos desenvolvendo o senso crítico dos mesmos
Alunos do primeiro módulo do curso Técnico em Administração do Campus Dirceu Arcoverde do Instituto Federal do Piauí (IFPI) participaram, no sábado, 24, do projeto de ensino “Aprendendo Direito”. Os estudantes simularam um júri de casos polêmicos, como o assassinato da ambientalista Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, quando tinha 73 anos, em Anapu (PA).
Segundo a coordenadora do projeto e professora de direito Liana Marreiro, a proposta objetivou fomentar o protagonismo dos alunos desenvolvendo o senso crítico dos mesmos. “Isso amplia suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias com temas importantes da sociedade, permitindo assim a interdisciplinaridade no ambiente escolar”, destacou.
O projeto teve várias fases, entre elas uma fase preliminar de pesquisa bibliográfica dos casos que iam ser julgados e de doutrinadores para embasamento de defesa e acusação. Com isso, os alunos puderam entender o funcionamento da Justiça quando incorporaram o papel de promotores, advogados de defesa e acusação e também juiz. Vestidos a caráter, eles seguiram todo ritual do júri: fizeram o sorteio dos jurados para formação do Conselho de Sentença, a entrada do réu escoltado pela Polícia Militar, a oitiva das partes e finalmente a divulgação da sentença.
Para o diretor geral do Campus, Aurélio Agostinho Adão, as turmas tiveram um desempenho muito bom e foi uma ótima oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos de forma interativa. “A escola deve ser esse espaço para troca de conhecimentos entre os estudantes, garantindo experiência e aprendizado”, disse. Já a pedagoga Maria Lacerda, presente na plateia do evento, falou que “o projeto permite que sejam discutidos vários casos, instigando o senso crítico, a participação e a reflexão de professores e alunos”.
Eldinan Castro, que atuou na simulação como um dos juízes dos casos, ressaltou que o júri possibilitou aos participantes a discussão e o confronto dos pontos positivos e negativos da atuação dos operadores do direito. “O projeto teve grande importância, não apenas no sentido de agregar o conhecimento jurídico, mas também, de agregar valores”, comentou.