Notícias
Campus Dirceu promove II Ciclo de Palestras em alusão ao Dia da Mulher
O Campus Avançado Dirceu Arcoverde realizou, no dia 12 de março, o II Ciclo de Palestras em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia dia 08 de março.
Os alunos foram recepcionados com apresentação da banda TR3. Em seguida, a abertura do evento contou com a presença do Diretor Geral, professor Aurélio Agostinho, da Chefe de Gabinete da Reitoria, Janete Márcia, da Coordenadora do Evento, professora Liana Marreiro, da Coordenadora do Curso Técnico em Administração, professora Ana Keully, da pedagoga, Maria Lacerda, da Enfermeira Maria Dias e de outros professores e técnicos administrativos.
A primeira palestra foi ministrada pela professora e nutricionista Amanda Marreiro, com o tema “Importância da alimentação saudável para a mulher”. Segundo ela é a alimentação é uma das vertentes mais importantes para a saúde feminina. “Os hábitos alimentares contribuem com o bem estar e a disposição necessária para as atividades do dia a dia”, explicou.
Em seguida, a palestra “Crimes sexuais: como tipificá-los”, proferida pela Defensora Pública e Vice-Presidente da OAB-PI, Allyne Patrício, abordou a violência sexual. Segundo ela, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, trata-se de “qualquer ato sexual ou tentativa de obter ato sexual, investidas ou comentários sexuais indesejáveis, ou tráfico ou qualquer outra forma, contra a sexualidade de uma pessoa usando coerção”.
Na sequência da programação, a Jornalista e Advogada Nayanne Miranda, falou sobre “Empreendedorismo Feminino e a importância do Marketing Digital”, na sua abordagem ela deixou claro que empreender a disposição ou a capacidade de idealizar, coordenar e idealizar projetos, habilidade em criar, inovar. “A mulher precisa lutar para mostrar à sociedade que seu lugar é onde ela quiser e que características biológicas não definem ou limitam sua competência e capacidade”, afirmou.
Para finalizar o evento, a professora Stella Carvalho abordou o tema “Etiqueta profissional: uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho”, explicando como demonstrar as competências e atitudes dentro das organizações. “A etiqueta integra-se ao exercício da ética profissional que deve estar presente em todos os níveis e funções”, pontua.
A professora Liana Marreiro, coordenadora do evento, ressalta que o Ciclo de Palestras faz parte do projeto “Mulher: uma história de lutas, conquistas e desafios”, vinculado ao Edital PIBEX n. 152/2019, que objetivou a valorização e criação de espaços de visibilidade às mulheres na ciência, na arte e na política, despertando a consciência crítica, no sentido de superar as barreiras que isolam homens e mulheres, em termos de acesso à educação, à igualdade de oportunidades no mundo da política e no reconhecimento das mulheres enquanto produtoras de conhecimento científico.
“A escola, sendo um espaço privilegiado de discussões, deve proporcionar um diálogo para promover a cultura da igualdade de gênero”, disse o Diretor do Campus, Professor Aurélio Agostinho
“Foi um momento de celebrar e de contribuir para o empoderamento de meninas e mulheres na sociedade. De conscientização do respeito, a fim de evitar a qualquer tentativa de retrocesso nas conquistas femininas”, falou, Maria Lacerda, Pedagoga do Campus.