Você está aqui: Página Inicial > Corrente > Notícias > Campus Corrente e UEFS realizam ciclo de formação

Notícias

Campus Corrente e UEFS realizam ciclo de formação

publicado: 13/05/2025 13h01 última modificação: 13/05/2025 13h01

Nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio o Campus Corrente oferta o ciclo de formação "QUALQUER MANEIRA DE PENSAR VALE À PENA?", realizado pela parceria com  o projeto de extensão "Sutaques da Escola: entre infâncias, filosofia e educação", sediado na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).

Sob coordenação professor Lucas Bispo (IFPI) e da professroa Ana Rita (UEFS), o curso tem o objetivo de promover práticas educativas contra-hegemônicas no encontro entre a filosofia e a educação. “Em específico, pretendemos estimular o pensamento crítico, criativo e colaborativo, cultivando espaços de questionamento, reflexão e invenção conjunta do que significa aprender e ensinar”, explicou o professor.

Segundo os coordenadores,  serão cultivadas redes de formadores para atuar em escolas públicas e comunidades educativas com fins a implementação de projetos educacionais movidos pela necessidade do novo na educação, que impliquem atenção às singularidades de cada contexto,além da pedagogia da pergunta, como oportunidade para criar vetores que façam proliferar experiências de pensamento, de corpo e de subjetivação.

Serão realizados 4 encontros formativos online, para experimentar o cultivo das infâncias (enquanto experiência, não etapa biológica/cronológica), da pedagogia da pergunta e da comunidade de investigação enquanto princípios da educação; explorar ferramentas filosóficas e pedagógicas que ajudem a desconstruir práticas hegemônicas e engessadas e a abrir espaço para a curiosidade, a criatividade e a colaboração; e refletir sobre a construção de uma educação democrática.

“Dessa maneira, esperamos fortalecer as bases para uma prática educativa que valoriza a curiosidade, a pergunta, o diálogo e a participação ativa das pessoas. Além disso, ao final do curso, desejamos que os participantes estejam melhor preparados para a realização de projetos educacionais inventivos que colaborem para práticas de pensamento crítico, criativo e comunitário”, finalizou a professora Ana Rita.

Faça sua inscrição aqui.

Instagram do evento: https://www.instagram.com/sutaquesdaescola/