Você está aqui: Página Inicial > Corrente > Notícias > Artigos do VI SIMGEAPI são publicados em periódico nacional

Notícias

Artigos do VI SIMGEAPI são publicados em periódico nacional

publicado: 04/11/2019 14h27 última modificação: 04/11/2019 14h27

Entre os dias 4 e 6 de setembro, o Campus Corrente realizou o VI Simpósio de Gestão Ambiental do Piauí, com a temática "Educação Ambiental - Ação individual e responsabilidade social. Dentre as atividades do evento, foram realizadas a submissão e apresentação de trabalhos na modalidade "artigo completo", que foram publicados em uma edição especial da Revista Brasileira de Meio Ambiente, que conforme prévio estudo da nova metodologia de avaliação de periódicos pela CAPES (Ofício nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), obteve o Qualis B3.

Para o professor Lizandro Abreu, que estava à frente da subcomissão científica do evento, foi uma excelente parceria que possibilitou aos envolvidos no evento a oportunidade de publicarem suas pesquisas em um periódico especializado na área das ciências ambientais, favorecendo o desenvolvimento da pesquisa do campus e contribuindo para o incremento curricular dos docentes e discentes da instituição.

“O SIMGEAPI, desde a sua primeira edição, incentiva a pesquisa científica, por meio das apresentações orais e mostra de pôsteres. Este ano, com a publicação dos artigos apresentados em um periódico científico o evento entra em um novo patamar: a materialização da publicação científica.  Os pesquisadores participantes do evento ganham um incentivo a mais e o evento gera, como produto, a produção científica de qualidade, disseminando conhecimento científico para um público mais amplo”, falou o presidente do evento, professor Israel Lobato.

"Pude me dedicar à elaboração de um artigo científico e apresentá-lo no VI SIMGEAPI, ao saber que foi publicado fiquei muito feliz visto que de certa forma eu contribuí para o melhoramento do meio em que estou inserido. Dissertei sobre o descarte incorreto de medicamentos no Brasil, mais precisamente no município de Corrente, Piauí que requer uma atenção urgente e especial e a Revista Brasileira de Meio Ambiente compreendeu tal necessidade. Os artigos defendidos no periódico, demonstram uma preocupação crescente em relação à situação presente do meio ambiente brasileiro.", relatou o discente João Heitor Lustosa, autor de um dos trabalhos publicados na revista.

A edição especial do periódico traz ainda, como capa, a Serra Dois Irmãos, localizada em Corrente-PI, região de grande potencial para o ecoturismo. Os artigos do IV SIMGEAPI, podem ser acessados no site da revista.