Você está aqui: Página Inicial > Cocal > Notícias > Grupo Cocares se apresenta no 3º Salão do Livro de Pedro II

Notícias

Grupo Cocares se apresenta no 3º Salão do Livro de Pedro II

publicado: 26/05/2025 13h30 última modificação: 26/05/2025 13h31

O Grupo Cocares, do Campus Cocal, levou música, poesia e brasilidade ao 3º Salão do Livro de Pedro II com a apresentação “Palestra/Show: Música e Letra – Instrumentos de Educação”, realizada na Praça do Tamboril.

O evento, que já se consolidou como um dos mais relevantes do calendário literário do Piauí, contou com a participação de grandes nomes da literatura nacional — e foi embalado também por uma aula-show de ritmos e saberes protagonizada por músicos que são, antes de tudo, educadores.

Nascido como um projeto de extensão do Campus Cocal, o Grupo Cocares tem como missão unir música e educação para formar mentalidades mais poéticas, sensíveis e críticas. Seus integrantes são todos membros da comunidade acadêmica do IFPI.

O grupo é composto por:

  • Wanderson Araújo, aluno de Letras EaD – Percussão

  • Rodrigo Lages, Técnico em Audiovisual e atual Chefe de Gabinete – Guitarra

  • Daniel Glaydson, professor de Português – zabumba, pandeiro e voz

  • Marcos Silva, Coordenador Pedagógico – violão

  • Wilker Marques, professor de Filosofia – flauta, sax e voz

Com um repertório que passeia pelos diversos ritmos da Música Popular Brasileira, o Cocares transforma suas apresentações em verdadeiras visitas dançantes à cultura nacional. Cada show é também uma aula sobre instrumentos, compositores e os contextos históricos e sociais por trás das canções.

O grupo já participou de três edições do Salão do Livro, tocando nas edições de Teresina, Parnaiba e Pedro II e, mais recentemente, vem ganhando destaque internacional. Recebeu ainda carta-convite para se apresentar na 1ª Bienal MoAC Biss 2025, que está acontecendo em Guiné-Bissau, e também foi convidado pela organização Carabantu para participar do Festival Internacional de Cine Comunitário Afro FICCa Kunta Kinte, que será realizado em setembro na Colômbia.

Com essas novas oportunidades, o Grupo Cocares se mobiliza agora em busca de parcerias e recursos para levar o nome do IFPI e da cultura brasileira – além das fronteiras nacionais.

Para apoiar o projeto ou saber mais sobre o grupo, acompanhe as redes sociais do IFPI Cocal e do Grupo Cocares.