Notícias
Alunos elaboram sistema de alarmes de oximetria e batimentos cardíacos
Alunos do 3º ano do ensino médio integrado de Informática do Campo Maior participaram da elaboração de um protótipo de um sistema com hardware de baixo custo para emissão de alarmes de oximetria e batimentos cardíacos, para acompanhamento de pacientes com Covid-19.
O sistema desenvolvido e executado pelos alunos, sob orientação dos professores do campus, visa gerenciar e coletar dados de oximetria e batimentos cardíacos, emitindo quando necessário alertas sonoros e notificações sobre tais dados, por meio de envio de mensagem de SMS ou e-mail para o usuário.
A pesquisa foi orientada pelos professores de informática e física do Campus, Nairon Saraiva e Francisco Diasis, e executado através do edital 01/2021 PROPI, para projetos voluntários de pesquisa científica e/ou Inovação tecnológica para sua execução.
O professor Nairon explica que o projeto visou oferecer soluções simples e de baixo custo para contribuir no contexto provocado pela pandemia do COVID-19, no auxílio do diagnóstico preliminar de problemas respiratórios provocados por alterações nos sinais vitais de pacientes, em especial no que diz respeito a oximetria.
A execução do projeto foi iniciada em abril deste ano, com encontros remotos entre alunos e professores orientadores. Foram categorizados 3 tipos de testes, dependendo da faixa etária do sujeito do teste. Neste mês de novembro, houve um encontro presencial para montagem e apresentação dos resultados.