Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Membros do NEABI do Campus Angical visitam Comunidade Quilombola Mimbó

Notícias

Membros do NEABI do Campus Angical visitam Comunidade Quilombola Mimbó

publicado: 18/03/2024 10h10 última modificação: 18/03/2024 11h05

Na última quinta-feira, 14, membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) do Campus Angical visitaram a Comunidade Quilombola Mimbó, em Amarante (PI), com o objetivo do levantar demandas e formar parcerias no âmbito do Projeto Quintais Produtivos e Centro de Produção Pretas do Mimbó.

Inicialmente, o grupo visitou o espaço cultural Mimbó, onde ocorre o projeto de geração de renda por meio da produção de artesanato com marca própria, envolvendo tapetes, acessórios e roupas. Posteriormente, houve visita à área reservada para o plantio de alimentos, ocasião em que os responsáveis pelo projeto foram ouvidos sobre o tipo de cultivares escolhidos, o sistema de irrigação utilizado e a finalidade da produção. A visita aos dois espaços contribuiu para uma percepção preliminar do cenário (fraquezas, ameaças, forças e oportunidades) a ser considerado na elaboração dos projetos que contribuirão para a solução de problemas e desenvolvimento da comunidade.

Por fim, a equipe multiprofissional/multidisciplinar e membros da comunidade realizaram visita à obra de estruturação do Mirante do Mimbó. Trata-se de uma obra de urbanização com estrutura de pergolados, banheiros, quiosques e ambiente para contemplação das paisagens, custeadas com recursos do Governo do Estado do Piauí em execução e prazo de execução ainda no ano de 2024, que beneficiará a comunidades no campo do Turismo e Economia Criativa.

De acordo com o Coordenador do NEABI, Francisco Ramos, o encontro contribui de forma significativa para a percepção dos potenciais socioeconômicos e culturais da comunidade, que podem beneficiar diretamente a própria comunidade e discentes do IFPI, que são oriundos de Amarante.

Estiveram presentes ao encontro o professor Francisco Ramos (Coordenador do NEABI no campus), Raimundo Mendes (secretário do NEABI, técnico de audiovisual e coordenador do CLM), Marta Paixão (membro do NEABI e presidente do Conselho Comunitário de Moradores da Comunidade Quilombola Mimbó), professor Rodrigo (NEABI e membro da Comunidade Mimbó), professor Charleno Pires (NEABI e Coordenador dos Cursos Técnicos em Informática), professora Melina (Coordenadora dos Cursos Técnicos em Alimentos), professor Reginaldo Magalhães (Coordenador do Bacharelado em Administração), professor Warles (Professor dos Cursos Técnicos de Informática), professora Ideuzuita (Comunidade Quilombola Mimbó) e mais 31 mulheres e homens que moram na comunidade.