Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Discentes do campus Angical têm trabalhos aprovados em Congresso Internacional

Notícias

Discentes do campus Angical têm trabalhos aprovados em Congresso Internacional

publicado: 09/07/2025 09h57 última modificação: 09/07/2025 09h57

Discentes do Campus Angical têm trabalhos aprovados para o Congresso Internacional de Direitos Humanos em Coimbra, Portugal, sob a orientação dos professores de Educação Física do campus, Aurine Rocha e Leonardo Coelho.

O X Congresso Internacional de Direitos Humanos: uma visão transdisciplinar visa a discussão de temas dos Direitos Humanos numa perspectiva pluralista e crítica a ser realizado na Universidade de Coimbra, Portugal, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025.

Seis discentes do 3º ano de ensino médio integrado do campus Angical, orientados pelos professores de Educação Física, Aurine Rocha e Leonardo Coelho, obtiveram êxito ao terem seus trabalhos aprovados para apresentação oral presencial neste evento científico.

Ao longo de sua trajetória, o CIDH Coimbra organizou diversos Simpósios Temáticos em que participaram pesquisadores de diversos países, em especial dos países de língua portuguesa. Desta atividade, são produzidas inúmeras publicações científicas, das quais destacam-se os Anais de Resumos e os Anais de Artigos Completos do Congresso.

Os referidos trabalhos aprovados, inscritos no Simpósio nº 30 – Educação Escolar e Direitos Humanos: práticas pedagógicas humanizadoras, foram produzidos a partir das experiências vivenciadas ao longo do período letivo na disciplina de Educação Física, nas turmas de ensino médio integrado.

Considerando o que diz o Plano Nacional da Educação em Direitos Humanos sobre o papel da escola como “ um espaço social privilegiado onde se definem a ação institucional pedagógica e a prática e vivência dos direitos humanos ”, é que se fundamentam as práticas pedagógicas vivenciadas pelos discentes na disciplina de Educação Física, com o estímulo da consciência social e a promoção da diversidade em prol da formação para a cidadania e constituição de sujeitos sociais críticos.