Notícias
Campus Angical tem palestra sobre Compras e Licitações
No dia 15 de agosto, alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração do Campus de Angical assistiram palestra sobre os processos de aquisição de bens e serviços na Administração Pública, ministrada por Doany Pereira da Silva e Alesson Maciel Ribeiro Tavares de Araujo, Servidores da Coordenação de Compras e Licitações do campus.
A palestra detalhou a sequência das etapas do processo de aquisição, conforme a Lei nº 14.133/2021, descrevendo o percurso que começa com a formalização da demanda e sua autorização, passando pelo Estudo Técnico Preliminar (ETP), formalização, mapeamento de riscos e cotação de preços. “Esses passos culminam na elaboração do Termo de Referência (TR). Após a verificação orçamentária e a aprovação jurídica, o processo avança para a publicação do edital, julgamento das propostas, habilitação, fase recursal, homologação e adjudicação, encerrando-se com a assinatura do contrato e a efetivação da compra”, epxlicou Doany.
A atividade teve como objetivo principal proporcionar uma visão prática e didática das compras públicas, demonstrando detalhadamente o fluxo, procedimentos e documentação envolvidos em um processo de compras e licitações. "Este aprendizado é fundamental e vai além da sala de aula, capacitando os alunos a atuarem na aquisição eficiente de bens e serviços", disse o professor Francílio de Oliveira Sousa, da disciplina de Processos Gerenciais.