Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Campus Angical recebe doação de livros do Programa Escola da Terra

Notícias

Campus Angical recebe doação de livros do Programa Escola da Terra

publicado: 29/08/2025 12h52 última modificação: 29/08/2025 12h52

A Coordenação do Programa Escola da Terra do Instituto Federal do Piauí - IFPI realizou, nessa quinta-feira (28), a doação de livros nas temáticas de educação étnico-raciais, edução antirracista, cultura afro-brasileira, indígena e direitos humanos, dentre outras. As obras farão parte do acervo da biblioteca do Campus Angical.

Os livros doados foram adquiridos para o curso de aperfeiçoamento do Programa Escola da Terra do IFPI executado no ano de 2024. O curso capacitou mais de 120 profissionais da educação básica de dez municípios piauiense, que assistiram às aulas nos campi do IFPI de Oeiras, Paulistana, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Segundo o coordenador do Programa Escola da Terra e Vice-coordenador do NEABI Geral do IFPI, professor Emanuel Alcântara, os livros contribuirão para a prática didática nas temáticas de ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. “ Mesmo previstas nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ainda encontramos dificuldades na sua adoção em sala de aula. Além disso, contribuirão também com as ações e debates dos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, de cada campus contemplado”, explicou.

De acordo com a professora, Samara Viana, Diretora-Geral do campus Angical , as obras contribuirão com os trabalhos do NEABI e para uso e estudo dos estudantes do campus.

OBRAS DOADAS: A Terra dá, a Terra quer ; Educação Quilombola: territorialidades, saberes e as lutas por direitos; Desafios para uma educação quilombista no Brasil ; Intolerância religiosa; Transfeminismo; Círculos se Cultura: teorias, práticas e práxis; O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação; Cotas Raciais; Lélia Gonzalez; Pequeno Manual Antirracista; Empoderamento; Os Territórios Indígenas e Quilombolas na Zona Matopiba; Como ser um Educador Antirracista; Lesbiandade; Discurso de Ódio nas Redes Sociais; Griot: histórias que ouvimos na África; O Perigo de Uma História Única; Pardos: a visão das pessoas pardas pelo Estado brasileiro; Mulheres, Cultura e Política; Mulheres, Raça e Classe; O Pacto da Branquitude; Trabalho Doméstico - Juliana Teixeira; Racismo, Preconceito e Intolerância; Racismo e Antirracismo na Educação: repensando nossa escola; O Quilombismo; Pele Negra, Máscaras Brancas; Imagens da Branquitude: a presença da ausência; Mulher Negra e Ancestralidade; O Espelho de Dandara e A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial: Brasil 200 anos (1822-2022).