Notícias
Campus Angical realiza evento sobre Etnomatemática e Etnomodelagem
Encontram-se abertas as inscrições para o II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem (CEDEE), desenvolvido pelo Campus Angical, com o tema Pesquisa e “Educação para uma sociedade em transição”: tendências e perspectivas em Etnomatemática e Etnomodelagem. O evento é uma homenagem ao pensamento de Ubiratan D’Ambrosio, autor do livro “Educação para uma sociedade em transição”, publicado em três edições, respectivamente pela Papirus (1999), EDUFRN (2011) e Livraria da Física (2016).
Com carga-horária de 40 horas, a atividade será realizada, nos meses de setembro e outubro, por meio de Google Meet do GEPEIP e transmitida pelos canais de Youtube dos parceiros. Trata-se de uma ação da linha de pesquisa Educação, Etnomatemática e Etnomodelagem, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (GEPEIP), do Campus Angical do IFPI, que desenvolve estudos e pesquisas alinhadas às atividades letivas da comunidade interna ao IFPI e a investigações afins da comunidade externa, na área de educação e formação de professor do curso de Licenciatura em Matemática.
A atividade conta com a parceria da coordenação da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil (RedINET-Brasil) e na região Nordeste e com a comunidade virtual EtnoMatemaTicas Brasis. Nesta segunda edição do Ciclo de Estudos e Debates, houve a ampliação da parceria por meio de ações colaborativas com professores doutores que lideram grupos de pesquisas brasileiros e do exterior, voltados para Etnomatemática e Etnomodelagem:
- Armando Aroca Araújo, do Grupo Investigación Horizontes en Educación Matemática da Universidad del Atlántico – Colômbia;
- Cristiane Coppe de Oliveira, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP);
- Daniel Clark Orey, de O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUFOP)
- Eliane Costa Santos, do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GIEPEm) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab);
- Milton Rosa, de O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUFOP) e do International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizas através de formulário on-line.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail gepeip.caang@ifpi.edu.br ou etnomatematicas.brasis@gmail.com.
A expectativa da organização do evento é que ele multiplique os resultados exitosos da sua primeira edição e promova interesse pela pesquisa em Etnomatemática entre pesquisadores e educadores piauienses, na área de educação matemática, por meio dos estudos e debates com pesquisadores experientes que lhes servem de referência.