Notícias
Campus Angical realiza evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Angical realizou, no dia 3 de dezembro, evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de fomentar a inclusão, o engajamento e a reflexão sobre a inclusão e acessibilidade.
As ações iniciaram com uma palestra sobre Educação Inclusiva, conduzida pela presidente da APAE, Lúcia Lopes, em conjunto com a assistente social Patrícia Soares, da APAE de São Pedro do Piauí, e contou com a colaboração de relatos de alunos com necessidades específicas e uma mãe.
A programação contou ainda com o Mural da Inclusão, uma iniciativa artística colaborativa que envolveu toda a comunidade. A entrada do campus recebeu a "Pintura do GIRASSOL" com uma Frase: "O respeito nos aproxima da inclusão"; em frente à biblioteca, a "Árvore da Inclusão" convidou a todos a deixar sua marca. Essa iniciativa visou realizar uma pintura colaborativa com alunos assistidos pelo NAPNE, abordando a temática da inclusão de forma artística e participativa.
No hall da Direção Geral, duas atividades se destacaram: a exposição de um MURAL histórico sobre a deficiência no mundo, realizado pelo aluno João Pedro, que proporcionou aos participantes uma perspectiva histórica global e reflexão sobre os avanços e desafios, e a Exposição de Moda Inclusiva, que teve a intenção de celebrar a diversidade e promover a inclusão por meio da moda, contando com a elaboração das peças pelo aluno Luiz Eduardo.
A criatividade e a disseminação de conhecimento foram incentivadas com o Desafio NAPNE, executado no auditório, que premiou ações criativas desenvolvidas pelos alunos para divulgar as informações contidas na cartilha dos NAPNEs, incentivando a criatividade e a disseminação de conhecimento. Entre os projetos apresentados destacaram-se: vídeos promovendo a inclusão e o respeito, vídeos abordando as dificuldades invisíveis, uma Cartilha da Inclusão, um vídeo institucional sobre o NAPNE, uma Exposição de Moda, um documentário sobre educação inclusiva na Cidade de Santo Antônio dos Milagres, um vídeo de conscientização intitulado "Ver, ouvir e sentir", poesia em Libras e quadrinhos.
Todo o evento foi planejado pelos membros da comissão do NAPNE, com apoio dos alunos assistidos e a colaboração de todos os servidores e parceiros, refletindo o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. "O evento propiciou um importante debate sobre a inclusão e o respeito no convívio escolar, bem como a necessidade contínua de suporte e acessibilidade para os alunos que possuem necessidades específicas", disse o coordenador do NAPNE, Francílio de Oliveira Sousa.

