Notícias
Alunos de Física e Matemática do Campus Angical realizam Jogos Inclusivos
Nos dias 10 e 11 de setembro, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do Campus Angical, organizaram o projeto de extensão "Jogos Inclusivos de Física e Matemática", nas cidades de Angical e Regeneração.
O objetivo da iniciativa foi promover a integração e incentivar o aprendizado de maneira lúdica e inclusiva, utilizando jogos como ferramenta pedagógica para tornar os conteúdos de Física e Matemática mais acessíveis e dinâmicos. O projeto foi direcionado a estudantes de diferentes níveis e perfis, reafirmando o compromisso do IFPI com a inclusão e a educação de qualidade.
Em 10 de setembro, o evento ocorreu na Escola Municipal Irismar Freitas, em Angical do Piauí. "O projeto foi de extrema importância, pois trabalhar conceitos e práticas de inclusão é essencial para fomentar uma cultura inclusiva”, disse o professor Edésio Carlos, do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Já no dia 11 de setembro, a Escola Municipal Elpídio Alves Carvalho, em Regeneração, recebeu o evento. Antonio Rodrix, diretor da escola, destacou que "a forma dinâmica e atrativa como os alunos do 4º e 5º ano, assim como os demais funcionários, foram introduzidos à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) teve um impacto significativo no processo de inclusão que buscamos. É fundamental que todos, desde a gestão escolar até a comunidade, estejam envolvidos na construção de uma escola inclusiva."
"O projeto me fez perceber o quanto já evoluímos em termos de inclusão, mas também o quanto ainda precisamos aprender. Se a escola é uma extensão da família, é justo que todos se sintam acolhidos e aceitos", refletiu Antônio Eugênio, aluno de Física.
O evento contou com a participação de estudantes, professores e membros da comunidade, promovendo a socialização e o intercâmbio de conhecimentos por meio de atividades que aliaram teoria e prática.