Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Alunos de Angical concluem projeto sobre jogos africanos na educação matemática

Notícias

Alunos de Angical concluem projeto sobre jogos africanos na educação matemática

publicado: 26/04/2017 11h35 última modificação: 26/04/2017 11h36
Exibir carrossel de imagens Os limites e as possibilidades dos jogos africanos na educação matemática para as relações étnico-raciais

Os limites e as possibilidades dos jogos africanos na educação matemática para as relações étnico-raciais

No dia 24 de abril, os alunos do Componente Curricular Núcleo Temático II, do curso de Licenciatura de Matemática do Campus Angical do Instituto Federal do Piauí, concluíram o projeto “Os limites e possibilidades dos jogos africanos na educação matemática para as relações étnico-raciais''.

O projeto buscou articular ensino, pesquisa e extensão, conhecer e produzir materiais didáticos alternativos nos jogos de tabuleiros de origem africana: Mancala, Shisima, Tarumbeta e Yoté.

Os discentes ao pesquisarem se envolveram em um processo de (re)invenção e vivências de jogos voltados para o ensino da educação matemática sob orientação de valores, visões de mundo e conhecimentos africanos e afro-brasileiros. Para isso, dedicaram-se primeiramente a uma pesquisa documental e bibliográfica, para conhecimento da história, dos aspectos culturais e das regras de cada jogo, realizada no período de 27 de março a 17 de abril, cujo produto foi apresentado em sala de aula.

No dia 22 de abril, foram realizados atividades com os jogos envolvendo crianças e adolescentes da comunidade e Escola Municipal Pedro Rabêlo da Paixão, na Comunidade Mimbó, no município de Amarante (PI). Nessa atividade, participaram cerca de 60 crianças e adolescentes em três espaços com os jogos onde os acadêmicos de Matemática mediaram as vivências.

Já no dia 24 de abril, houve a culminância do projeto com a mostra de banner de jogos africanos no Campus Angical com a presença de alunos, professores e comunidade. Além disso, aconteceram as vivências com jogos de tabuleiro africano com alunos do Campus e da Escola Demerval Lobal, do município de Angical. As oficinas envolveram 20 pessoas que aprenderam a história, as regras e os conceitos matemáticos envolvidos em cada jogo.

Por fim, nesse mesmo dia, houve o encerramento do projeto e da disciplina Núcleos Temáticos no Campus com a presença do diretor geral do Campus, Rogério Azevedo, da diretora de Ensino, Samara Viana, do coordenador do curso de Matemática, Bruno Oliveira, dos coordenadores do projeto, André Araújo e Francisco Ramos, alunos do Campus e de outras escolas da cidade de Angical.

Na ocasião, professores e alunos avaliaram os impactos do projeto para os participantes e assinalaram as expectativas futuras para continuidade e aprofundamento das pesquisas realizadas por meio da produção de mais pesquisas, artigos científicos e da introdução das aprendizagens nas atividades executadas por alguns dos alunos que são bolsistas no Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência.