Você está aqui: Página Inicial > Angical > Notícias > Alunos de Administração de Angical Analisam Sistemas Produtivos em Empresas do Médio Parnaíba

Notícias

Alunos de Administração de Angical Analisam Sistemas Produtivos em Empresas do Médio Parnaíba

publicado: 22/07/2025 09h39 última modificação: 22/07/2025 09h43

Os alunos do sétimo período do curso de bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Angical, apresentaram relatórios de análise da produção de empresas na disciplina de "Administração da Produção e Operações I", ministrada pelo professor Francílio de Oliveira Sousa. As apresentações ocorreram entre os dias 11 e 19 de julho, culminando com exposições das análises dos sistemas produtivos realizados por meio de visitas técnicas previamente feitas às empresas locais, que resultaram na elaboração de relatórios detalhados e propostas de melhoria.

O objetivo central da atividade foi aplicar de forma prática e abrangente os conceitos e ferramentas da administração da produção. Para isso, os estudantes foram desafiados a identificar e analisar os sistemas produtivos das empresas, utilizando a Metodologia Canvas adaptada para a realidade da produção. Eles focaram na identificação de Recursos-Chave (que abrangem inputs, outputs, processos de transformação, fluxo de matéria-prima e a estruturação de funcionamento, incluindo espaço físico, máquinas, equipamentos, quantidade de funcionários e cargos), na descrição das Atividades-Chave (desde a aquisição de insumos até a entrega), na análise da Estrutura de Custos (considerando insumos, mão de obra e manutenção), na avaliação da influência da localização e do arranjo físico na eficiência produtiva, e no mapeamento detalhado dos procedimentos de transformação (com máquinas, fluxo de material, controles de qualidade e tempos de ciclo), dentre outras variáveis.

As visitas, que ocorreram nas empresas Águas Viena, Fazenda Real (Chapada Grande), Rações Nutrifort e Granja Pensamentos, foram realizadas para observação direta e interação com os responsáveis pelos processos, coletando dados por meio de pesquisas, entrevistas com funcionários e gravação do fluxo produtivo desde a entrada do insumo até a entrega do produto ou serviço final.

O professor Francílio de Oliveira Sousa ressaltou a importância dessa abordagem prática: "Esta experiência permite que os alunos transcendam a teoria, mergulhando na complexidade dos sistemas de produção. A metodologia Canvas, adaptada para esse fim, oferece uma estrutura para diagnosticar e propor soluções, preparando-os para os desafios da gestão de operações no mercado”.