Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI inicia projeto piloto de atividades acadêmicas na modalidade não presencial

publicado: 04/05/2020 17h10 última modificação: 12/05/2020 15h58

Em virtude da situação emergencial de calamidade pública provocada pela Covid-19, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciará, de modo piloto, atividades remotas de ensino e aprendizagem.  A Portaria 952 de 04 de maio de 2020 homologou a Nota Técnica nº 04/2020 de 29 de abril de 2020 com estratégias e orientações para a realização das atividades não presenciais.

As atividades remotas estão previstas para iniciarem no dia 11 de maio de 2020 e serão desenvolvidas por todos os campi da Instituição com as séries finais dos cursos técnicos de nível médio (integrados, concomitante/subsequente) e os módulos finais dos cursos de graduação. Os cursos que não tiverem turmas concluintes podem trabalhar com as séries e os módulos mais avançados do curso.

Serão desenvolvidas quatro tipo de atividades para cada disciplina: slides comentados, atividade de aprendizagem, material de apoio e chat.

A primeira quinzena das atividades acontecerá, em caráter experimental, com acompanhamento e avaliação de critérios como conectividade do aluno, continuidade das atividades não presenciais, auxílio conectividade e acessibilidade.

Nos cursos técnicos, as atividades remotas poderão contemplar até 20% da carga horária do curso de cada componente curricular do curso e nos cursos de graduação até 20% da carga horária podendo ser desenvolvida até o limite de 40% da carga horária desde que em conformidade com o disposto no Artº 2 da Portaria MEC 2.117 de 06 de dezembro de 2019.

No período de 4 a 8 de maio acontecem as atividades de planejamento. Os docentes participam também desde o dia 27 de abril do curso de formação “Recursos Web do G Suite na Construção de Materiais Educacionais Digitais”.

Confira a Portaria nº 952 e a Nota Técnica 04/2020

Informativo IFPI sobre as atividades de ensino remotas